sábado, 16 de abril de 2011

Oficina de Planejamento

A oficina de planejamento, tão importante quanto o ato de executar em si, possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturar as atividades e reavaliar todo o processo a que se destina. O produto final da oficina não é imutável, pelo contrário, sempre que houver mudanças que justifiquem, o planejamento será revisto, para que os objetivos sejam atingidos, pois a prioridade deve ser o objetivo e não a manutenção rígida do planejamento.
Baseado nisto o planejamento do grupo é construído coletivamente, conforme as seguintes etapas i) planejamento pessoal de cada petiano para o ano de 2011, ii) oficina de idéias criando espaço de diálogo, reflexão, formação de equipes de trabalho e deliberação com exposição das idéias em um mural de Rede Triangular, iii) planificação e estruturação no planejamento escrito e iv) avaliação da atividade de planejamento em reunião elencando aspectos positivos e aqueles que necessitam evoluir.
Com esta oficina espera-se que para os grupos de trabalho, agora mais afinados entre si, o planejamento 2011 sirva de instrumento que oriente as ações dos petianos ao longo do ano e torne público o trabalho do grupo para com a comunidade discente, docente e externa ampliando relações e trocas. Com este ato de planejar os petianos agruparam-se por interesses comuns e não somente por afinidade com esforços coletivos para o cumprimento do programa.


Figura 1: Painel construído em oficina de planejamento de atividades do PET FAUrb para o ano de 2011, em um sistema de rede triangular que permite o cruzamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Figura 2: Petianos em segundo momento na oficina, com exposição de idéias para o grupo, enunciando: as atividades de pesquisa de autoria própria, ensino e extensão, parcerias com laboratórios e núcleos de pesquisa, professores orientadores e colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário