segunda-feira, 31 de outubro de 2011

I Salão Universitário PET-FAUrb

Entre os dias 19 e 21 de Outubro de 2011 ocorreu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas o I Salão Universitário PET-FAUrb, que foi organizado pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PET-FAUrb) Anderson Pires Aires, Camila Parolin Ortega, Shirley Terra Lara dos Santos e Thamara Brugnhago Vitalino. O evento, que surgiu com a intenção de expandir as apresentações já realizadas pelo grupo nos últimos três anos, através do Congresso de Pesquisa PET-FAUrb, para os demais núcleos de pesquisa da FAUrb e de outras faculdades e cursos técnicos ligados à Arquitetura e ao Urbanismo, foi composto de quatro eventos paralelos: 1ª Mostra de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo; 1º Congresso de Extensão; 1º Congresso de Ensino e 4º Congresso de Pesquisa PET-FAUrb.


Para realizar a abertura do I Salão Universitário PET-FAUrb, o professor José Ricardo Kreutz, que é professor do CEAD UFPel, foi convidado a palestrar sobre a Cultura Digital, que é o tema do grupo no ano de 2011, integrada as atividades de pesquisa, ensino e extensão. A palestra então foi intitulada "A Cultura Digital no contexto da Inclusão Tecnológica: desafios e possibilidades no campo da pesquisa, ensino e extensão." Durante a apresentação, o palestrante expôs aos presentes suas experiências com a utilização da Cultura Digital com as atividades realizadas por ele e pelo grupo com o qual trabalha. Após sua explicação, os participantes fizeram questionamentos sobre a palestra a sobre as possíveis formas de utilização da informática em seus trabalhos e até mesmo nas aulas.


No dia 20 de Outubro, no período da manhã, ocorreram as primeiras apresentações do 4º Congresso de Pesquisa PET-FAUrb, na sala 216 da FAUrb. Para compor a banca avaliadora foram convidados os professores Célia Helena Castro Gonsales, Otávio Peres e Rosa Maria Garcia Rolim de Moura. Ocorreram nesse turno as seis apresentações listadas abaixo com seu respectivos apresentadores:

  1. Companhia Hydraulica Pelotense: análises preliminares dos relatos encontrados nos períodos do final do século XIX - Carolina Ritter;
  2. Criação de novos municípios no estado do Rio Grande do Sul: o caso de Pinhal da Serra - Fernanda Tomiello;
  3. Representação gráfica digital no contexto das tecnologias sociais - Flávio Almansa Baumbach;
  4. Desenvolvimento de mapas e a preservação do patrimônio urbano nas cidades de jaguarão e Bagé, RS. - Guilherme Pinto de Almeida;
  5. Estância Nossa Senhora dos Prazeres no contexto da origem do bairro Laranjal: um estudo histórico. - Rachel Lazzarotto;
  6. Proporção, simetria e fractal na arquitetura, uma abordagem didática - Tassia Vascoselos.

Já no período da tarde do mesmo dia ocorreram as apresentações do 1º Congresso de Ensino, na sala 214, e as avaliações dos pôsteres da 1ª Mostra de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e do 1º Congresso de Extensão, no saguão. Para avaliar os quatro trabalhos de ensino inscritos foram convidadas as professoras Aline Montagna da Silveira, Margarete Regina Freitas Gonçalves e Nirce Saffer Medvedovski. Os trabalhos foram os seguintes:

  1. Curso de fotografia aplicado á Arquitetura e Urbanismo - Fernanda Tomiello;
  2. Expandindo conceitos e territórios: uma proposta de visita técnica como instrumento de introdução à arquitetura - Ivan Ribeiro Kuhlhoff;
  3. O emprego da edição de vídeos como modo de apresentação de trabalhos em disciplinas teóricas - Marcos Tadeu Pretto;
  4. Metodologia de análise urbana: o uso do sistema de informação geográfica como ferramenta para cadastro dos elementos urbanos (rua, quarteirão, lote, edifício) - Shirley Terra Lara dos Santos.

Para a banca avaliadora da 1ª Mostra de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e do 1º Congresso de Extensão foram convidados os professores Ana Paula Neto de Faria, Carolina Barros e Rogério Gutierrez Filho. Foram avaliados seis trabalhos, que ficaram expostos no saguão da FAUrb durante os três dias do evento. A seguir a listagem dos pôsteres:
  • 1ª  Mostra de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo:
  1. Edifício Omaha - Juliano Moreira Coimbra.

  • 1º Congresso de Extensão:
  1. DRUP (Diagnóstico Rápido Urbano Participativo) na região portuária de Pelotas, RS - Lorena Maia Resende;
  2. Editora de Mídias  PET/FAUrb/UFPel - Luana Pavan Detoni;
  3. Quartas com a FAUrb - Lucas Boeira Bittencourt;
  4. Projeto Rondon operação Tuiuiú 2011/2 - Rachel Lazzarotto;
  5. Campanha Cada Asfalto uma Ciclofaixa - Susan Bierhals.


Na sexta-feira dia 21 de Outubro de 2011 ocorreram as últimas apresentações do 4º Congresso de Pesquisa PET-FAUrb no auditório da FAUrb. A banca avaliadora foi composta pelos seguintes professores: Eduardo Grala da Cunha, Luciano de Vasconcelos e Ricardo Luis Sampaio Pintado. Devido a problemas com a chegada de todos os professores da banca avaliadora no início das apresentações, o primeiro trabalho foi avaliado pelo professor Eduardo Grala da Cunha e pela professora Margarete Regina Freitas Gonçalves, que estava no local para ver a apresentação de seu orientando e foi convidada a compor a banca. A professora aceitou o convite de imediato. Para que o primeiro apresentador não fosse prejudicado por ter sido avaliado por apenas dois professores, as demais apresentações da manhã foram avaliadas pelos três professores da banca mas somente duas das avaliações foram consideradas. Os trabalhos apresentados foram:

  1. Avenidas, praças, áreas culturais urbanas e fontes iocnográficas. Pelotas - RS (1812 - 2012). - Guilherme Pinto de Almeida;
  2. A utilização do estuque através dos séculos - Anderson Pires Aires;
  3. Crescimento urbano difuso e segregação espacial em Santa Vitória do Palmar/RS - Andrio Oliveira Cardoso;
  4. Interações sensíveis com o espaço urbano e deficientes visuais - Camila Parolin Ortega;
  5. Superfícies poliédricas na Arquitetura: uma abordagem didática - Cristiane dos Santos Nunes;
  6. O lixo da balsa pelos olhos da comunidade - Danielle Souza;
  7. Arquitetura circense: a fronteira entre cultura e espaço - Ivan Ribeiro Kuhlhoff;
  8. Sistema de espaços esportivos em rede - Susan Bierhals.


O evento de grande importância para pesquisadores e desenvolvedores de projetos de ensino e extensão, assim como para alunos que desejam mostrar seus trabalhos acadêmicos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, foi uma inovação da equipe organizadora que foi divulgado, além de redes sociais, através do site www.wix.com/salaouniversitario/petfaurb e que será repetida nos próximos anos pelo grupo PET-FAUrb.
Agradecemos a presença de todos os envolvidos na divulgação e realização do evento e aos pesquisadores, alunos e grupos de pesquisa inscritos e informamos que em breve serão divulgados os destaques de cada evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário